,
Clique e
assine o JP
Televendas: 3428-4190
Classificados: 3428-4140
Comercial: 3428-4150
Redação: 3428-4170
Últimas notícias:
  • Foi brincadeira o comentário em foto de Túlio e Fátima Bernardes, diz Maria Gadú
  • Novas instalações imersivas fazem passeio pelo tempo e espaço no Farol Santander
  • Sarah Jessica Parker anuncia retorno de Carrie Bradshaw para 'apoiar causa'

Detran leiloa 452 veículos; 33 tem direito à documento
Da redação
14/02/2017 09h25
  |      
ENVIAR     IMPRIMIR     COMENTE              
 

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) realiza, na próxima terça-feira, dia 21, leilão de carros e motocicletas apreendidos por infrações de trânsito em Piracicaba, Charqueada e Rio das Pedras. Ao todo, estarão disponíveis 425 unidades, sendo que 33 serão vendidas com direito à documentação — ou seja, os veículos poderão voltar a circular —, entre elas, duas Mercedes-Benz. Os demais são destinados a desmanche para revenda de peças. Os interessados devem dar lances no site do leiloeiro oficial (www.sumareleiloesonline.com.br).

14-002-004.jpg

Veículos podem ser vistos nos pátios das três cidades (Foto: Arquivo/JP)

Pessoas físicas podem adquirir apenas veículos com direito à documentação e o pagamento deve ser feito à vista. Após o arremate, os débitos são baixados e é necessário emitir um novo documento para o veículo. O Detran lembra que, se o valor da venda não for suficiente para cobrir as dívidas do veículo, o antigo proprietário continuará responsável por quitá-las. Já os veículos para desmanche só podem ser adquiridos por empresas do setor devidamente cadastradas pelo Detran. Os estabelecimentos precisam comprovar que têm condições de efetuar todos os procedimentos necessários após o arremate, como equipamentos adequados para desmonte e descontaminação do veículo (retirada de óleo do motor e do freio, baterias e pneus, etc).

Os leilões são realizados conforme determina a legislação federal. O veículo apreendido por infração às leis de trânsito, como, por exemplo, falta de licenciamento, pode ir a leilão caso não seja reclamado por seu proprietário em até 60 dias, exceto os que têm pendência judicial, de acordo com a lei federal 13.160, de 2015. Quando o veículo é destinado a leilão, o proprietário é notificado e tem prazo para reavê-lo. Caso não se pronuncie, ele é notificado por edital no Diário Oficial do Estado e no portal do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br), dando novo prazo, após a quitação dos débitos existentes e das despesas com a remoção e estadia no pátio. Depois de todas as notificações, se não fizer a retirada, o veículo poderá ser relacionado para leilão.

O Detran é responsável apenas por veículos apreendidos pela Polícia Militar, em perímetro urbano, por infrações que competem ao Estado fiscalizar, como racha, manobra perigosa, falta de licenciamento, veículo sem placa ou com a placa ilegível. Veículos apreendidos por estacionamento irregular, por exemplo, são de responsabilidade das prefeituras. Aqueles apreendidos em estradas são de responsabilidade dos órgãos que atuam em rodovias, como o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e a Polícia Rodoviária Federal. Veículos apreendidos por envolvimento em crimes são de responsabilidade da Secretaria da Segurança Pública e aqueles com pendências judiciais competem ao Poder Judiciário.

VISITAÇÃO — Pelo site do leiloeiro, os interessados podem conferir a foto dos veículos disponíveis. Outra opção é ir até o pátio, o que pode ser feito na segunda-feira, entre 8h e 16h30, e na terça-feira, dia 21, das 8h às 10h. Em Piracicaba, o endereço é rua Manaus,170/268, Chácara Esperia. Em Charqueada, interessados devem se dirigir à rua José Tietz Filho, 25, Portal de Itaqueri e, em Rio das Pedras, à rua Tiradentes, 741, no Centro.

 
 
Voltar

Comentários

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

  • Seja o primeiro a comentar